Seja muito bem vindo (a)!

Seja muito bem-vindo(a)!
Não importa quais são suas metas e objetivos, o caminho para realizá-los você encontra aqui!
Seja a busca pela transformação, pela elevação da performance profissional e organizacional, por uma coleção de vitórias e sucessos e/ou simplesmente pelo desfrute de uma vida pessoal e profissional mais plena e feliz o que o(a) trouxe até nós, então tenha certeza de que você encontrou o seu caminho!
O desejo por uma nova forma de agir, através da mudança comportamental e cognitiva, da elevação de performance e, consequentemente, do alcance de sua excelência e/ou de sua organização, já o(a) coloca no caminho do sucesso!
Estamos muito satisfeitos com a sua visita!
Equipe Winna Coaching & Performance
www.winnacoaching.com.br

23 de abril de 2013

Síndrome do Niágara

"É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado". 

Assim afirma Anthony Robbins, um dos maiores Coaches da atualidade.

Certa vez, em um de seus livros, me deparei com uma analogia muito inteligente, por ele nomeada como "Síndrome do Niágara", a qual me fez despertar para uma análise profunda do impacto de minhas decisões na construção do meu futuro...

Ele dizia que a vida é como um rio. Sim, um rio, para onde a esmagadora maioria das pessoas salta sem nem sequer saber exatamente o porquê estão ali, para onde estão indo e, o mais importante, aonde se quer chegar.

Assim, logo são apanhadas pela correnteza. A correnteza dos acontecimentos, dos medos, dos desafios e das inseguranças.

Quando chegam às bifurcações, não decidem conscientemente para onde querem ir, ou qual direção é mais correta para si. Apenas "seguem o fluxo". Tornam-se parte de uma massa de gente que se deixa guiar pelo ambiente e não pelos seus próprios valores. Como resultado, sentem que perdem o controle. E o perdem!!

Permanecem neste estado inconsciente, sendo arrastadas para qualquer parte, até o dia em que o das águas as desperta. Elas, então, descobrem que estão a 2 metros das cataratas do Niágara, num barco sem remos.

Irão cair. Às vezes o tombo é emocional. Outras vezes, físico. Pode ser financeiro, também...

Esta situação, acomete você? Quantas e quantas vezes você já não despencou das cataratas? É bem provável que, sejam quais forem os desafios que você enfrenta em sua vida atualmente, poderiam ter sido evitados se tivesse tomado melhores decisões rio acima? Como inverter esta situação, então, se formos apanhados pela correnteza deste impetuoso rio?

Ou enfiamos os remos n'água e começamos a remar como loucos na direção contrária, ou decidimos planejar com antecedência aonde queremos chegar. Determinar um curso para onde se deseja ir e ter um plano ou um mapa, a fim de ser capaz de tomar decisões de qualidade pelo caminho...

Somos HOJE o fruto do que decidimos em nosso passado. E seremos AMANHÃ fruto das decisões que tomamos hoje...

Comece a desfrutar do sabor de se tomar decisões, de se alcançar resultados e gerar aprendizados. É uma delícia e todos que saborearam desse sabor, hoje nos servem de inspiração.

Pense e comece tomando uma decisão hoje mesmo: O que te motiva mais: a dor de ter que assumir riscos ou o imenso prazer de viver desafios e colecionar vitórias, aprendizados e melhoria contínua?



Karen Winna
Life, Team & Executive Coach

winna@winnacoaching.com.br


3 de abril de 2013

As 10 coisas que fazem as pessoas realmente comprometidas

Fotografia de stock: Golfer getting married wedding cake
Você sabe quais são as 10 coisas que fazem as pessoas se 
tornarem realmente comprometidas com algo ou alguém?


Bom, infelizmente, ocupamos 90% de nossa memória (e nosso tempo) com o tarefas a fazer, metas a cumprir, horários, prazos, trabalho, trabalho... e acabamos reservando um espaçosinho pequenininho em nossa cabeças e vidas para o que realmente importa: trabalhar nos caminhos que devemos tomar para nos tornarmos pessoas melhores, seja no trabalho, seja em casa.

Tá tudo lá, guardado, porém parado e empoeirado... Então, que tal sacudir o pó e relembrar algumas coisinhas? Ah, mas com um pouco de descontração, pq senão a gente dorme..Rs.

As 10 coisas que fazem as pessoas realmente comprometidas:

1-) Empatia: Forma de identificação intelectual ou afetiva de uma pessoa com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa. Basicamente, é "colocar-se no lugar do outro" (não "tomar" o lugar do outro, hein!).

Ex.: Como você se sentiria se você passasse parte do seu dia revendo anotações úteis, digitando-as no seu blog para contribuir com o máximo de pessoas possíveis e tal... e aí alguém posta um comentário que isso tudo não passa de uma p... besteira??? 

a) P... da vida? Então, por que falar do meu? Rsrs... 
b) Nem aí? Então vá em frente, mas, cuidado, toda ação tem uma reação.... mesmo que tardia... Rsrs
Brincadeiras à parte, esse é um exemplo do que é ser empático.

Fotografia de stock: Looking through a lens at a dictionary…
2-) Visão de detalhe: Observar o detalhe do detalhe abre um leque de opções absurdo em sua vida. Seja curioso, questione o porquê das coisas... busque saber como começa e onde termina cada processo, mesmo que a sua participação seja pequena e no meio do caminho... Só assim você terá condições de questionar os detalhes, consertar erros e promover melhorias. Ou, que não seja capaz de opinar, mas pelo menos será capaz de entender o porquê de algo acontecer da forma que acontece. 

3-) Termine o que começou: Você, alguma vez na vida (em condições normais de consciência, claro!), entrou para tomar um banho e decidiu sair sem enxaguar-se e sem vestir-se (repito, em sã consciência, hein!)? Se o simples ato de sair de casa exige seguir rotina com começo, meio e fim e você sempre a respeitou, então por que executar uma atividade profissional ou o compromisso assumido com alguém pela metade? O resultado são os mesmos do exemplo acima: constrangimento, para você e para quem estiver no seu caminho.

4-) Critique, mas seja construtivo: Essa aposto que todos concordam: reclamar é FÁCIL... difícil é propor SOLUÇÃO... Saiba diferenciar a CRÍTICA CONSTRUTIVA e COLABORATIVA da RABUGENTISSE DESENFREADA... Se for para chegar na mesa do seu chefe com um problema, é melhor que já leve a solução junto... caso contrário, VOCÊ PASSARÁ A SER O PROBLEMA!

Fotografia de stock: baby looking at pile of books5-) Vontade de aprender: Pare por alguns instantes, pergunte, questione e ouça as pessoas... Você não está mais na idade de esperar que alguém te ensine... Saber falar "não sei, me ensina?" é um passo importante. Ah, e as vezes aprendemos somente ao ouvir as pessoas... "Ah, mas, eu não tenho tempo para perder com isso!!". Então, pense nisso: Se você não tem tempo ou coragem para isso hoje, terá que arrumar o dobro do tempo amanhã para consertar as burradas (suas ou não).

6-) Cumpra prazos e horários: Imagina se no dia do seu casamento o padre resolver ficar com preguiça ou simplesmente esquecer da cerimônia... Tenso, não? Então, seja EMPÁTICO e imagine que a situação pode ficar tensa para alguém caso você não cumpra o prometido.

7-) Não encontre desculpas, tampouco culpados: Já dizia Hommer Simpson: "A culpa é minha, coloco-a em quem eu quiser!"... Para, né? Achar culpados ou dar desculpas para o resultado de seus fracassos ou erros era "aceitável" quando você tinha 5 anos de idade... Sabemos que isso já faz um bom tempo, não?...  Pessoas comprometidas e bem sucedidas assumem seus erros e aprendem com eles, por pior que seja. E, muito mais do que isso, elas têm a coragem de dividir o mérito de um sucesso com todos os participantes. Lembre-se de que você NUNCA realiza algo sozinho, que direta ou indiretamente você obteve a ajuda de alguém. Aprenda a reconhecer isso e o sucesso será constante 

Fotografia de stock: Eye Dropper and Water Glass8-) Veja a 1/2 do copo cheia: Não reclame da vida, não reclame das pessoas, não critique sem fundamento. Pessoas assim são incapazes de perceber seus próprios erros...  O comprometimento também envolve a busca de melhorias, seja em você, seja no restante. Lembre-se que sempre que há algo em alguém que te incomoda muito, essa atitude é provavelmente muito evidente em você mesmo! Aprenda a extrair aprendizado de tudo e de todos.

9-) Não desista: Se o diretor da sua empresa chamasse toda a sua equipe em sua sala e dissesse: "Seguinte: tenho uma surpresa para vocês. Cada um de vocês estão sendo testados a partir de agora e, se passarem no teste, receberão uma premiação de grande valor. Vocês precisam saber que o prazo desse teste é diferente para cada um, ou seja, não é porque o Fulano, por exemplo, venha a receber o dele hoje, que o seu também virá na mesma época. Todos vocês receberão esse prêmio, mas quando e qual, vai depender só de vocês. Ah, e o valor do prêmio também vai depender do desempenho de cada um". O que vocês faria? Tentariam até conseguir um bom prêmio ou desistiriam se o seu demorasse mais que os dos outros, mesmo que já dito que TODOS receberão o prêmio? Aposto que a grande, grande maioria não desistiria...

Fotografia de stock: Girl with cookies
Se você analisar, é exatamente essa situação que passamos em nossas vidas, sejam no trabalho ou fora dele, não é? Todos trabalham para alcançar algo... O diretor não fala sobre prêmios com você, mas não é exatamente o que acontece no dia-a-dia? E óbvio, cada um recebe o seu no seu tempo e cada um recebe o que foi merecido naquele momento... Na vida, não é diferente... O diretor acima, pode ser seus pais, seus amigos, seu chefes, clientes, companheiros... sempre fazemos algo, buscando a contrapartida e essa só será boa se nos dedicarmos na mesma proporção, e sem desistir.

10-) Pronto a colaborar: Ser proativo e prestativo é uma característica que, acreditem, poucos possuem (por isso torna-se um diferencial)... Colabore, participe, ofereça ajuda... Só assim você terá condições de praticar todas as outras etapas acima mencionadas.

O legal é que isso tudo vale tanto na vida pessoal, quanto profissional... Portanto, aproveite! ;-)

Karen Winna
Life, Executive & Team Coach
www.winnacoaching.com.br